Você sabe o que é Bitcoin? Descubra aqui!

Compartilhe:

 

Os brasileiros buscam, gradualmente, boas oportunidades para fazerem investimentos financeiros e, ainda, na tecnologia. Por isso, eles vêm apostando no Bitcoin. Apesar de fazer sucesso, muitos ainda não entendem como ele funciona.

Em um mundo cada vez mais digital, é imprescindível entender sobre esse produto que não é mais uma novidade, e veio para ficar no campo da economia. Para saber o que é o bitcoin, como trabalhar com ele e quais são as vantagens, continue lendo este artigo!

O QUE É BITCOIN?

Bitcoin é uma moeda, assim como o dólar, com a diferença de ser apenas virtual. Ela não existe de forma física e não é possível carregá-la no bolso, por exemplo. Sendo assim, as transações dela são todas online, e não é preciso ter bancos ou instituições financeiras envolvidas, para receber ou enviar o dinheiro.

Dessa forma, no momento de fazer uma operação, o indivíduo não tem que se preocupar com alguns itens, como o valor da transferência e a localização territorial. O bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser criada e, desde então, não parou de ser utilizada. Sua fabricação é descentralizada, e está dividida por diversas partes do mundo. Não há um órgão governamental responsável por sua criação e disseminação.

COMO ELE FUNCIONA?

As moedas são feitas por mineradores, que são computadores bastante potentes, capazes de realizar cálculos matemáticos que autorizam as operações realizadas na rede. O nome minerador vem da semelhança com a busca pelo ouro, que era um item raro, e que não podia ser criado pelo homem.

Os proprietários dessas máquinas eficientes, as emprestam para a criação da moeda, e para fazer o registro das operações online em troca de bitcoin. Essas ações na internet formam uma rede, também conhecida como blockchain.

Ela funciona da seguinte maneira: As anotações sobre cada transação são feitas em blocos. De dez em dez minutos, são criados blocos para guardar as informações mais recentes, além das outras contidas nos conjuntos antigos. Todos esses, que são independentes quando criados, vão se juntando aos velhos, e formam a rede. É por eles estarem tão entrelaçados, que se tornam tão seguros.

Hackear esse sistema é uma tarefa dificílima, pois é necessário entrar em vários computadores que fazem parte da teia. Checar e autorizar as operações são responsabilidades dos mineradores. Essas, podem ser feitas para qualquer lugar do mundo e não há limite de valores.

COMO COMPRAR E VENDER A MOEDA?

Existe mais de um modo de comprar um bitcoin. Um dos jeitos é tornando-se um minerador, porque sua recompensa virá em moedas. Por cada ação realizada, o proprietário do equipamento ganha um bitcoin. Contudo, no Brasil não vale muito a pena converter-se em um minerador, pois o gasto com a máquina e com eletricidade é bastante elevado.

Outra forma de começar a investir nas moedas é por meio de exchanges. Elas agem como intermediárias, juntando em um site pessoas que querem vender e comprar o dinheiro. A identidade, porém, dos vendedores e consumidores não é revelada, ou seja, tudo é feito no anonimato.

Um dos demais modos bem recomendados, é adquirir o bitcoin diretamente com outro indivíduo, que já está inserido nesse meio e entende como as transações funcionam. Para isso, é preciso pesquisar bem, ver as referências e outros trabalhos do profissional para certificar-se de que ele tem comprometimento, e é de confiança.

Há diversos especialistas no assunto, porém existem também golpistas que só estão interessados em ganhar dinheiro fácil. Sendo assim, lembre-se sempre de analisar o indivíduo antes de fechar negócio.

Por ser uma moeda digital, muitos têm receio de perder o dinheiro adquirido ou até mesmo de serem hackeados. Contudo, ela não pode ser copiada, e a rede é considerada mais segura que outras, como a de bancos comuns. Além disso, há um limite de bitcoins que podem ser criados: 21 milhões.

Boa parte deles já foi feito, mas quem está interessado no negócio não precisa se preocupar. A moeda pode se dividir em até sete casas decimais, e é possível adquirir apenas uma fração dela ou quantas quiser em uma única operação.

O valor do bitcoin funciona como o de moedas físicas, então, quanto maior a procura, maior será o preço dele. Com ele, você é capaz de fazer negócios em vários países, mas o número de empresas que o aceitam como pagamento aqui no Brasil ainda não é grande. Apesar disso, ele traz muitos benefícios para quem decide trabalhar com a criptomoeda.

VANTAGENS DA MOEDA

Os investidores foram conquistados pelo bitcoin por diversas razões. Uma delas é a possibilidade de variar o patrimônio, e aumentar os ganhos em aplicações. O retorno do investimento é muito bom e, por isso, a moeda continua bem no mercado.

Um dos principais benefícios envolvendo a utilização de bitcoins, é a transparência no processo. Qualquer pessoa pode verificar as operações, se assim desejar. Inclusive, diversos especialistas no assunto, como empresários e cientistas da computação, já examinaram e aprovaram o sistema.

O controle sobre o dinheiro é outra vantagem muito valorizada pelos compradores. Não é exagero dizer que o bitcoin é seu verdadeiramente, pois ele não fica sob a administração de bancos. Você escolhe onde deixar sua quantia de moedas, e pode movimentá-las da maneira que achar melhor.

O custo para fazer as transações também é um atrativo. Novamente, como não há instituições financeiras envolvidas, as taxas cobradas são mais baixas que em processos comuns. As mineradoras pedem um valor para fazer o negócio, mas ele é baixo e independe da quantia que será transferida.

Além disso, a segurança oferecida pela blockchain, é um ponto muito importante para quem investe na moeda. Como as mineradoras não são centralizadas, é mais difícil para esse sistema ser hackeado.

O bitcoin, é a moeda digital que vem conquistando os investidores da tecnologia. Sua praticidade e garantia facilitam operações cotidianas, e dão segurança para quem quer aplicar no mercado financeiro.

Pense no seu perfil, em quais são seus objetivos e veja se o bitcoin também se encaixa no que você procura. Se a resposta for positiva, busque profissionais que auxiliem sua entrada no ramo e comece a aumentar seus ganhos com a moeda. Para saber mais sobre negócios digitais, continue acompanhando nossos artigos!

Por: Alex Silva

Tags: bitcoin, blockchain, investimento, criptomoeda, exchange, cotação, mineração, mineradores, tecnologia, economia, moeda, internet, rede,

Compartilhe: