Perder dinheiro com bitcoin? Depende do conhecimento.

Compartilhe:

 

Quando o assunto é investimento, muita gente sonha em fazer o dinheiro render bastante e, com isso, aumentar a tranquilidade no fim do mês.

Porém, a preocupação e o medo de perder todo resultado de um mês inteiro de esforços, motiva a grande maioria a investir em métodos já conhecidos e bem pouco rentáveis, como a poupança, por exemplo.

O fato é que a busca por investimentos cada vez mais ousados, de alta rentabilidade a curto prazo, fez muita gente ganhar dinheiro da noite para o dia - e também perder. E um destes métodos nada convencionais que tem atraído milhares de investidores em todo Brasil, é o Bitcoin.

E você sabe quanto vale atualmente 1 Bitcoin? Acredite, em torno de R$ 45 mil reais!

Contudo, muita calma nessa hora. Como o Bitcoin é negociado? Onde pode ser utilizado como moeda? É seguro? Estas e outras dúvidas, você esclarece agora:

O QUE É BITCOIN?

O Bitcoin é uma criptomoeda que só existe no meio digital, ao contrário do Real, do Dólar, do Euro, da Libra, do Peso, e outras moedas existentes no mundo de forma concreta.

A primeira aparição desta criptomoeda ocorreu em 2008, mesmo ano em que explodiu a bolha imobiliária nos EUA com a quebra do Lemmam Brothers (quem lembra?), em meio a uma lista de discussão em torno do futuro do sistema financeiro mundial. Quem a tornou pública foi um programador, ou um grupo de programadores sob o pseudônimo "Satoshi Nakamoto".

A principal característica dessa moeda é que ela permite transações financeiras sem intermediários, e que são registradas em um banco de dados distribuído em rede, dentro de uma cadeia de operações denominada Blockchain. Esta cadeia de operações não possui uma administração central, que acompanhe e fiscalize cada atividade. Assim, cada transação é por conta e risco de seus negociantes.

Embora no Brasil, o Banco Central ainda não acompanhe as transações e operações em torno do Bitcoin, em outros países como o Japão e a Alemanha, as operações já estão regularizadas pelo órgão responsável.

No resto do mundo, a discussão ainda gera impasse em torno do que é permitido ou não, com a moeda. Em Portugal, por exemplo, não há um quadro legislativo concreto para criptomoedas, mas no entanto, as transações estão isentas de impostos.

Nos EUA, o governo autorizou a transação com esta moeda somente através do meio digital, estando submetida à legislação financeira norte-americana, caso alguém queira trocar bitcoins por dólares.

Assim, a moeda faz parte das cotações de algumas Bolsas de Valores no mundo, e por conta desta falta de regulação, está submetida às oscilações constantes, por conta de seus especuladores.

PERDER DINHEIRO COM BITCOIN É POSSÍVEL? DEPENDE DO CONHECIMENTO!

Para quem não conhece, é importante entender algumas coisas sobre esse tipo de investimento, antes de começar. Sem o conhecimento necessário em torno desta moeda, suas vantagens e riscos, qualquer um pode estar a mercê de um grande prejuízo.

Para começar, em um país onde essa criptomoeda não possua um órgão fiscalizador para controlar e acompanhar as operações em torno dela, qualquer eventual problema em uma transação digital deverá ser resolvida apenas entre as partes negociantes.

Outro dado importante é que, por conta da especulação, essa criptomoeda sofre valorização e desvalorização com grande rapidez, visto que as oscilações de mercado são constantes. Desta forma, quem investe em Bitcoins, tanto pode ganhar uma "bolada" de uma hora para outra, como perder muito dinheiro em segundos.

Um risco que não pode ser ignorado é o fato de que, por ser uma moeda virtual e que exige a existência de uma carteira digital, o Bitcoin está suscetível a ações de hackers que tenham o conhecimento digital adequado.

E não tem para quem reclamar se isso também ocorrer.

POR QUE O BITCOIN É TÃO IMPORTANTE, ENTÃO?

Porque se trata de uma moeda que, embora seja negociada em algumas Bolsas de Valores, está fora do sistema financeiro internacional. Em um momento de crise econômica, onde qualquer moeda internacional se desvalorize e perca força no mercado para a inflação, uma negociação em bitcoin pode estabilizar o mercado novamente e equilibrar as demandas, até que a situação se recupere.

Contudo, vale sempre lembrar que, embora o bitcoin seja um dinheiro virtual válido apenas como moeda em transações eletrônicas/digitais, não faltam comércios (físicos) e principalmente lojas virtuais, que aceitam essa forma de pagamento. Até mesmo no Brasil.

Graças a essa tecnologia, hoje é possível comprar desde roupas e alimentos, até carros através da Internet, ou em algumas lojas com a criptomoeda.

E COMO ADQUIRIR BITCOINS?

É possível conseguir bitcoins por meio de três formas: Comprar; receber pagamentos em bitcoin, e mineração virtual.

A primeira forma é possível somente a partir de uma Corretora de Investimentos. Atualmente, algumas corretoras na internet permitem a qualquer pessoa realizar diversos tipos de investimentos com valores a partir de R$ 30,00.

Outra forma possível é aceitando receber bitcoins como forma de pagamento, por qualquer serviço ou produto comercializado na rede. Diversas lojas virtuais e mesmo empresas físicas, já aceitam o pagamento de bens e serviços por meio desse dinheiro online.

E, por fim, existe a mineração, que é a forma mais complexa, tendo em vista os altos investimentos necessários, para se obter uma fração muito pequena de um bitcoin.

NEGOCIAÇÕES COM BITCOIN

As negociações no mundo todo em torno desta moeda, podem ser feitas de forma anônima, de qualquer parte do mundo. Basta, para isso, criar um endereço virtual para cada transferência individual que deseja realizar.

A Blockchain é a rede mundial que opera todo esse processo transacional de troca de bitcoins, entre as mais variadas partes do mundo.

Se, por um lado, a ação de hackers é algo possível, a falsificação de bitcoins - como ocorre com outras moedas, é inviável. Isto porque, quando uma operação é feita, um novo código é gerado e acrescentado ao antigo código bitcoin, o que torna impossível uma falsificação de qualquer natureza.

ONDE GASTAR SEUS BITCOINS?

Existem lojas em diversas partes do mundo, sobretudo no Brasil. Se acessarmos, por exemplo, o site coinmap.org, teremos acesso a uma lista de estabelecimentos de bens e serviços, que aceitam os bitcoins como forma de pagamento. No mundo, são em torno de 14 mil.

Quer negociar e investir em bitcoin? Estude bastante, planeje-se e mãos à obra!

Por: Alex Silva

Tags: bitcoin, blockchain, investimento, criptomoeda, exchange, cotação, mineração, mineradores, tecnologia, economia, moeda, internet, rede,

Compartilhe: