É inseguro receber em Bitcoin?

Compartilhe:

 

O bitcoin voltou a ter uma alta em 2019, e diversas empresas estão começando a aceitar a moeda como pagamento, por serviços e produtos no Brasil. Com ela, as transações financeiras se tornam mais fáceis e, por isso, certos clientes optam por realizar suas compras dessa maneira.

Mesmo assim, alguns empreendedores ainda não sabem como fazer para permitir que as aquisições sejam pagas com o bitcoin. Além disso, eles não se sentem totalmente seguros em receber dinheiro nesse formato. A questão é: Será que é arriscado obter o pagamento em bitcoin? Isso é o que veremos agora! Antes, vamos relembrar o que ele é!

O QUE É BITCOIN?

É uma moeda que existe apenas no mundo digital, portanto, todas as operações que a envolvem são feitas na internet. Ela é descentralizada, e não depende de bancos e instituições financeiras para ser enviada ou recebida.

Isso facilita bastante as transações, pois não é preciso se importar com o valor da transferência ou para onde essa será feita. Uma observação: Todas as operações feitas com bitcoin são anônimas.

COMO FUNCIONA O PAGAMENTO?

Empresas online, ou até mesmo aquelas que possuem lojas físicas, são capazes de receber em bitcoin. Para ambos, é possível utilizar gateway de pagamentos para fechar o negócio. As gateways são intermediárias que aceitam a criptomoeda, e tornam o processo mais simples para quem não entende muito sobre o bitcoin.

Elas atuam como um operador de crédito, por exemplo, o Paypal. Contudo, antes de contratar uma firma, é preciso pesquisar e verificar a qualidade dela, para se certificar de que é uma empresa de confiança.

Outra maneira de aceitar pagamento em bitcoin é por QR Code. Esse método já é bastante utilizado pelos lojistas que aceitam a moeda, porque é prático. No caso de um e-commerce, é só disponibilizar o código no site.  Para o comprador, basta lê-lo com o celular, e é como pagar uma fatura.

Já na loja física, muitos deixam o QR Code impresso no caixa e um computador, ou celular, próximos para verificar se a transação foi aceita. Afinal, nessa situação, é importante ter uma confirmação, já que golpistas podem tentar se aproveitar e fingir que a operação foi realizada.

O código utilizado dá o endereço de sua carteira bitcoin (onde ficam armazenadas suas moedas). Para conseguir o QR Code, é preciso entrar em uma plataforma e criar uma carteira, que pode ser tanto online, quanto offline. Depois disso, você pode guardar seus bitcoins onde quiser, e usá-los em outras transações, ou convertê-los para a moeda do país.

É ARRISCADO ACEITAR A MOEDA?

Existem várias vantagens em aceitar bitcoin, se isso for feito da maneira correta. O processo de transação das moedas, de uma conta para a outra é bastante seguro, sendo julgado até mais do que o de bancos comuns. A razão para isso é a rede, conhecida como blockchain, que verifica todas as operações realizadas com bitcoins.

Ela é formada por diversos computadores potentes, que formam blocos, com informações sobre as operações feitas no momento. Cada um dos blocos nasce independente e, de dez em dez minutos, são criados novos blocos. Os antigos se juntam, formando uma grande teia com todos que já foram gerados, o que deixa o sistema bastante protegido.

Além da transação ser muito segura, ela é transparente. Depois que o cliente realizou a compra, o receptor consegue apurar quantas validações a operação já recebeu. Dessa forma, ele pode saber quanto tempo levará até que o dinheiro chegue em sua carteira. Geralmente, leva 10 minutos (o período para ser criado outro bloco). Aliás, é possível conferir suas movimentações, ou seja, o quanto você já enviou e recebeu.

Após o recebimento da quantia, é que o receptor deve garantir que está protegido, porque é nesse momento que os hackers tentam roubar alguns bitcoins. Primeiramente, se for trabalhar com recebimentos que envolvem intermediários, é fundamental confiar neles. O ideal é arranjar alguém, ou um negócio, que tenha comprometimento e ainda possa converter as moedas para você.

Se optar pelo modelo do QR Code, é fundamental tomar cuidado com o local em que você guarda suas moedas. Nas exchanges, que fazem a mediação entre compradores e vendedores de bitcoins, não é recomendado guardar todos os seus fundos, porque elas são as mais visadas pelos hackers.

As carteiras de bitcoin são uma alternativa. Essas podem ser para desktop, celulares, e até mesmo de papel. O problema de acumular todas as criptomoedas no universo digital, é a sua exposição. Se o computador ou smartphone for invadido por vírus, seus dados podem ser hackeados.

Por isso, o indicado é deixar um pouco do seu dinheiro na carteira online, e o resto em outro local, preferencialmente offline. Seja no formato de papel ou na hardware wallet. Essa também é considerada muito segura, porque o seu sistema é criptografado e, dessa maneira, é muito difícil ela sofrer um ataque.

Ainda, a hardware wallet é um pequeno dispositivo em que não é permitido instalar outros programas e softwares, então, é praticamente impossível de ser invadida. O contra aqui, é que seu preço é um pouco elevado, e talvez nem todos queiram arcar com o custo. Se esse for o seu caso, não se desespere! Demais caminhos estão acessíveis para quem quer se sentir mais seguro.

Existem algumas possibilidades para você ter uma garantia extra, de que seus bitcoins armazenados online ficarão protegidos. Uma delas é fazer backups regulares. Assim, você estará seguro contra falhas (humanas ou das máquinas).

Outro passo importante, é criptografar sua carteira. Ao fazê-lo, você deve criar uma senha e então ninguém poderá retirar suas moedas sem ter a combinação correta. Por isso, também é indicado fazer uma senha forte. Com a wallet criptografada você tem a certeza de que, se for assaltado ou perder seus bens (o computador ou celular) e fizer os backups, será capaz de acessar novamente sua carteira.

Receber pagamentos em bitcoins não é arriscado, desde que o responsável tome alguns cuidados, pois como a moeda é bastante valiosa, golpistas podem tentar consegui-la de formas ilícitas. Justamente por ela ter grande valor, é que vale a pena para os lojistas aceitarem dinheiro nesse formato.

A moeda digital facilita transações entre contas, além de ser um enorme investimento financeiro. E aí, depois de conhecer os pontos positivos das bitcoins, e de descobrir que há meios para se sentir seguro com ela, o seu negócio está preparado para começar a receber em bitcoin?

Tags: bitcoin, blockchain, investimento, criptomoeda, exchange, cotação, mineração, mineradores, tecnologia, economia, moeda, internet, rede,

Compartilhe: