Blockchain: O maior software eletrônico de conteúdos do mundo.

Compartilhe:

 

Tanto para investimentos como para outras atividades, o Blockchain funciona como software de conteúdos, e já cativa grandes empresas. Saiba mais!

Blockchain. Grave este nome se você pretende em algum momento, aplicar qualquer valor financeiro em bitcoins ou em outros ativos. Aliás, quando se fala em Bitcoins, o nome Blockchain é impossível de não ser citado. Trata-se, em sua origem, da maior rede de negociação em blocos de criptomoedas, e através da qual, qualquer tipo de transação ocorre no mundo todo. Hoje, também é uma exchange (corretora), que serve tanto para investir, quanto para orientar seus usuários.

Contudo, seria um erro absurdo relacionar o Blockchain, somente ao mercado financeiro criptografado. Trata-se de uma cadeia de registros e atividades muito mais ampla, e que, além dos registros e transações financeiras por onde a criptomoeda é negociada, armazena também desde contratos, até novas ferramentas e tecnologias que agilizam negócios, dispensando todo trâmite burocrático em processos.

Assim, trata-se de uma rede internacional que, tal qual software de conteúdos e armazenamento, serve tanto para investimentos, como para suporte em diversos segmentos. E acredite, muitas empresas já utilizam esta cadeia em caráter experimental. Vamos conhecer um pouco mais?

 

COMO ENTENDER E UTILIZAR O BLOCKCHAIN?

Esta rede funciona com blocos encadeados de forma bastante segura, e que trazem transações financeiras realizadas em Bitcoin, junto com uma impressão digital. Como é tudo registrado em blocos, a transação seguinte será registrada em um novo bloco, a informação contida no bloco anterior permanecerá nesta nova impressão digital.

Por isso o nome "Blockchain", que significa "cadeia de blocos".

Quem lida com esse novo mercado financeiro ou mesmo já leu muito a respeito, sabe que o Bitcoin não conta com nenhuma regulação em boa parte dos países, e são poucas as Bolsas de Valores que o operam. Assim, em meados de 2009, quando surgiu o primeiro artigo acadêmico “Bitcoin: Um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer”, publicado por uma pessoa ou grupo, sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, nascia muito mais do que um mercado financeiro paralelo; Nascia uma nova oportunidade de investir e esquentar seus rendimentos.

 

O QUE É O BLOCKCHAIN HOJE?

O termo Blockchain, hoje, é mais do que uma rede de transações em criptomoeda. Reúne um software de investimentos, carteiras digitais milionárias em todo o mundo, além de oferecer múltiplas opções de investimentos, tanto em moedas digitais como em outros ativos.

Este é atualmente um dos softwares mais utilizados, até para quem deseja minerar Bitcoin. Contudo, esta já não é uma tarefa fácil. É necessário contar com um equipamento bastante potente em hardware, um computador de última geração que seja voltado apenas para esta atividade, dado o fato de que a mineração consome imensa energia. Além disso, é necessária também a instalação de um outro software chamado Cgminer, que é gratuito, e que, configurado junto à carteira digital do Blockchain, encaminha todas as criptomoedas mineradas.

Vale lembrar que o consumo de energia elétrica, de tempo e de máquina, muitas vezes não compensa o baixo valor minerado.

 

VANTAGENS DO BLOCKCHAIN

Uma das vantagens do Blockchain é que, tanto esta cadeia de blocos, como o Bitcoin, eliminam intermediários, por isso o termo descrito acima, sistema eletrônico peer-to-peer, ou ponto a ponto.

Tanto que o sistema financeiro eletrônico dispensa elemento regulatório, enquanto que a cadeia de blocos, garante a confiança entre as empresas de forma mais prática e transparente.

Além desta característica, existem outras mais que vale a pena destacar:

 

LIVRO RAZÃO DE ATIVIDADES COMPARTILHADAS EM TODA REDE

O sistema Ledger distribuído, é um livro-razão de registros de blocos e transações financeiras, que é compartilhado entre todos os membros da rede no mundo todo. Assim, qualquer que seja a atividade ou conteúdo registrado no Blockchain, todos podem conferir depois

.

MAIOR PRIVACIDADE QUANTO AS OPERAÇÕES E ATIVIDADES

Embora os registros de atividades e transações financeiras no Blockchain sejam publicadas de forma livre e aberta, alguns dados mais sensíveis podem ser ocultados, tais como endereços físicos, telefones, e-mails de contato, sem que seja prejudicada a verificação do bloco.

Contudo, no que tange às operações em Bitcoin ou mesmo qualquer outra atividade realizada nesta cadeia de blocos, permanece de fácil acesso a visualização posterior. Trata-se de uma visibilidade "adequada", sem prejudicar os conceitos e princípios desta criação, nem tampouco invadir a vida pessoal de quem quer que seja.

 

CONTRATO INTELIGENTE

Esta é uma grande sacada do Blockchain. Após um documento ser elaborado, não pode ser alterado. Ou seja, se algo der errado, é preciso recriar o documento por cima do outro, sabendo que o anterior permanecerá ali, legível, para qualquer um.

Por esta razão, é considerado transparente, responsável e, até certo ponto, seguro. Assim, também é possível firmar contratos e autorizar transações conforme os termos estabelecidos nestes contratos.

Tudo de forma bem clara, e sem qualquer possibilidade de equívoco.

 

CONSENSO

Uma vez que todas as informações disponíveis na rede, bem como também as transações, são verificáveis, torna-se muito mais difícil a possibilidade de haver uma fraude, com relação a um acordo, ou mesmo contrato firmado entre várias partes.

 

SISTEMAS SÃO FAVORECIDOS COM O BLOCKCHAIN

Uma das empresas que está experimentando esta cadeia em seus processos, e isto não é segredo algum, é a IBM.

Esta nova cadeia possibilita que um agricultor em um país da Oceania, possa fazer uma transação comercial com um cliente da Europa. Neste caso, o Blockchain registra todos os termos do contrato, gerencia a documentação do comércio e de suas partes, e garante que o agricultor conceda uma garantia, obtendo crédito e realizando o pagamento. Trata-se de um sistema ágil e descomplicado de vendas, e que aperfeiçoa os resultados da empresa.

E no meio deste acordo, através do Blockchain, já fica acertada a questão da logística, por meio de uma terceira empresa que se junta ao acordo, e já estabelece suas condições assim que o pagamento é efetuado.

A intenção é que o transporte de mercadorias e containers seja, aos poucos, passado do papel para o meio digital, através desta cadeia de blocos. Tudo de forma responsável, transparente e rápida. Bom para qualquer necessidade.

Este é o século XXI que o mercado tanto espera.

Por: Alex Silva

Tags: bitcoin, blockchain, investimento, criptomoeda, exchange, cotação, mineração, mineradores, tecnologia, economia, moeda, internet, rede,

Compartilhe: