A dificuldade em comprar com Bitcoin.

Compartilhe:

 

Comprar qualquer tipo de produto ou serviço utilizando Bitcoin, embora seja possível, não é uma tarefa tão fácil. Isso ocorre porque, como se trata de uma criptomoeda sem regulação no mundo - o único país que a regulou até o momento foi o Japão - bem poucos comércios e empresas aceitam fazer as transações através dela.

Contudo, não é um exagero dizer que a moeda digital, já é aceitável em muitas lojas espalhadas por diversos países. Aqui no Brasil mesmo, já são em torno de 200 lojas e estabelecimentos que aceitam receber os pagamentos em Bitcoin. Estas lojas, vão desde pequenas conveniências, a grandes concessionárias de automóveis de luxo.

FALEMOS PRIMEIRO DOS COMÉRCIOS QUE ACEITAM BITCOINS

Até automóveis dá para comprar com Bitcoin?

Sim! E antes que muita gente torça o nariz ao ler este artigo, esta é uma prática bem comum e que não envolve a transações de "outro mundo", não. As transações aqui efetuadas, envolvem serviços e produtos já bastante consumidos e conhecidos da nossa vida, só que, de uma forma mais moderna e interessante.

No caso dos automóveis, por exemplo:

Em Oklahoma - EUA, uma empresa de restaurações de carros clássicos já aceita a criptomoeda como forma de pagamento, na venda de qualquer uma de suas máquinas. Segundo Jason Engel, proprietário da Classic Recreations, "As criptomoedas já percorreram um longo caminho, e continuam a se solidificar como uma moeda legítima no mercado global. A verdadeira beleza de aceitar criptomoedas, é o aspecto universal que permite que a Classic Recreations se conecte com consumidores de qualquer lugar do mundo.”

> Jogos, filmes, música e até notícias

E não é apenas no meio automotivo, que os bitcoins são aceitos. A Microsoft passou a aceitar, em 2018, que seus usuários utilizassem a moeda digital como forma de pagamento em troca de conteúdos da empresa, como os jogos, por exemplo. O usuário com conta e cadastro na empresa, vincula a carteira digital ao seu perfil de pagamento, e debita desta, a aquisição de qualquer jogo ou aplicativo disponibilizado pela empresa.

Quando o Bitcoin é usado como método de pagamento, a Microsoft só permite aos usuários acessarem jogos, filmes e aplicativos nas lojas do Windows e Xbox.

Imagine que você queira assistir a um filme, ou assinar um pacote de streaming de áudio, pagando o serviço com a carteira digital. Você pode!

> Até namorar, já é possível graças ao Bitcoin!

Se você planeja encontrar uma parceria e quer experimentar o Tinder, aqui vai outra novidade bem bacana. É possível pagar pelo serviço utilizando a sua carteira digital.

Você efetua o pagamento da conta, vinculando a carteira à forma de pagamento e, após o débito, é só usufruir o serviço e curtir o namoro à vontade. Uma maneira fácil de controlar as finanças, separando as utilidades de diferentes valores.

Atualmente, comprar roupas utilizando o Bitcoin já é possível. Pagar um café, um doce ou mesmo um almoço, também. Não importa o segmento, importa se o comércio possui uma carteira digital, e que possa aceitar a negociação.

SE HÁ TANTAS EMPRESAS E LOJAS QUE ACEITAM, POR QUE A DIFICULDADE EM COMPRAR COM BITCOIN?

Porque, apesar de já ser experimentada em vários segmentos, a moeda digital ainda desperta desconfiança e medo do comércio e mercado geral, por conta de suas oscilações e vulnerabilidade. O mercado Bitcoin, apesar de seus muitos avanços, ainda vive uma incógnita.

Como foi dito lá em cima, logo no primeiro parágrafo, muitos países ainda resistem em criar uma regulação e aceitar a moeda digital, como mais um mercado financeiro que movimenta milhões na internet. Muitas empresas destes países, tentam investir e aceitar os bitcoins como forma de pagamento, e boa parte delas, apesar do sucesso, o fazem de forma acanhada e em caráter experimental.

Quando a Dell USA, por exemplo, passou a aceitar bitcoin na compra de equipamentos, em 2018, a cotação da moeda chegou a subir 15$, poucos minutos após o anuncio da empresa no Twitter. A empresa fez a experiência sem "muito alarde", para testar os resultados, e ainda está experimentando a fórmula.

No Brasil, uma das grandes dificuldades em se comprar com bitcoin está na quantidade limitada de lojas e empresas que aceitam a moeda digital como pagamento. Aqui, onde a população passa de 200 milhões de habitantes, pouco menos de 200 lojas aceitam o dinheiro virtual.

Algumas destas lojas são: Innova Host; Hostinger; QueroVinho; Agência de Marketing BMweb; Uber; Domino’s Pizza; Subway; AT&T; Calvin Klein, Hotel Giramondo (São Paulo); Luz Calçados; Top Class Colchões; dentre muitas outras.

> Alguns receios por parte das empresas

Uma parte do medo destas empresas, está ligado às oscilações que a moeda digital enfrenta. Em razão das especulações e da sua vulnerabilidade, o preço do Bitcoin hora pode tanto disparar quanto desvalorizar perante uma moeda física, outra questão que impede que a regulação deste mercado digital de investimentos e transações, visto por muitos governos como algo necessário, porém, sem data para acontecer.

Em um cenário incerto, onde em um momento o Bitcoin vale tanto quanto nosso dinheiro físico, e noutro, em um futuro incerto, a criptomoeda não vale nada, fica difícil discutir a aceitação em algumas transações.

Para complicar, em razão das carteiras digitais serem localizadas em uma cadeia de blocos pública, de conhecimento e acesso internacional por parte de qualquer usuário, é grande o risco de roubos de milhões de bitcoins anualmente. Isto já aconteceu, e milhares de pessoas foram lesadas em milhões de dólares. Incluindo empresas. Esse dinheiro não pode ser rastreado, tampouco recuperado.

Portanto, muitas empresas e comércios preferem esperar a tão aguardada regulação em torno da moeda e seu mercado, já que o futuro dos mercados financeiros está cada vez mais no meio digital.

Hoje, pouco paga-se em dinheiro "papel" ou moeda, utilizando-se, por exemplo, muito mais o cartão de crédito e de débito. Da mesma forma como se compra com números, no futuro (breve), ao que tudo indica, compraremos com dados criptografados.

Até lá, vale a pena experimentar, aqueles que já possam efetuar uma compra ou outra, nas redes que aceitam a transação. Só não vale viciar!

Por Alex Silva

Tags: bitcoin, blockchain, investimento, criptomoeda, exchange, cotação, mineração, mineradores, tecnologia, economia, moeda, internet, rede,

Compartilhe: